Enquadramento

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que se concretiza na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicilio dos utentes e famílias, quando por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporariamente ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e atividades da vida diária.


SERVIÇOS

De acordo com as necessidades do utente e da sua família, a Resposta Social de Serviço de Apoio Domiciliário oferece um conjunto diversificado de serviços, nomeadamente:

Podem, ainda vir a ser disponibilizados outros serviços, como:

As deslocações para consultas médicas e para a realização de meios de diagnóstico serão da responsabilidade e ficarão a cargo do utente ou seus familiares, salvo em situações excepcionais determinadas pela Direção


Mensalidade

A comparticipação será fixada em função do rendimento mensal do agregado familiar e das suas despesa mensais com renda da casa e a aquisição de medicamentos de uso continuado em caso de doença crónica, na parte que constitui encargo do utente.

O valor da mensalidade é pago até ao dia 10 do mês em curso, diretamente na secretaria da Instituição.

A mensalidade é atualizada no inicio de cada ano civil, para o efeito o utente deverá entregar todos os documentos necessários para a determinação final da mesma.

A comparticipação pela utilização dos serviços, de alimentação, higiene pessoal, tratamento de roupa e higiene habitacional, é determinada pela aplicação de uma percentagem.

Poderá existir uma redução de 25% da comparticipação em casos de ausências superiores a 15 dias não interpolados, desde que devidamente justificado.

Horário

A prestação dos serviços efectua-se no domicílio do utente, apenas nos dias úteis entre as 09h00m e as 17h00m, não sendo, assim, prestados quaisquer serviços nos fins de semana, nos feriados e durante o mês de Agosto, período de encerramento da Instituição.

As refeições serão servidas no seguinte horário:


Admissão

Para a efetivação da admissão o utente deve apresentar os seguintes documentos: Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte; Cartão de Beneficiário; Cartão do Respetivo Subsistema de Saúde; Informação Clínica; Medicamentos em uso; Declaração de IRS.

Havendo lista de espera e no caso de existirem vagas é dada prioridade à admissão de utentes com carência económica e sem suporte familiar.

É necessária a inscrição do utente como Sócio.


População utente

A população do Serviço de Apoio Domiciliário é constituída pelas pessoas idosas residentes na área da Paroquia de São Tomás de Aquino.


Ausências do Utente

Em caso de ausências temporárias os familiares devem informar a Instituição dos motivos e do período de tempo estimado de ausência.

Se o período de ausência ultrapassar 15 dias do prazo previsto, é revista a situação do utente.


Apoio ao utente

Sempre que necessário são realizadas reuniões que poderão ser extensivas aos familiares, com vista à apreciação de assuntos diretamente relacionados com o utente ou que visem a melhoria dos serviços.